You are here

Presidenciais em França

SÉGOLÈNE ROYAL É A CANDIDATA DO PS
Ségolène RoyalO partido socialista francês escolheu Ségolène Royal como sua candidata às próximas eleições presidenciais. Ségolène venceu as primárias do PS com 60,62% dos votos, enquanto Dominique Strauss-Kahn teve 20,83% e Laurent Fabius 18,54%. Na eleição participaram 178 000 votantes, 82% dos inscritos no PS francês. Ségolène Royal depois de conhecer os resultados declarou à imprensa: "O país deseja mudança. Eu vou incarnar a mudança, vou dar-lhe credibilidade, legitimidade, essa legitimidade que hoje me foi dada."

Ségolène Royal tem 53 anos, é deputada e presidente da região de Poitou-Charentes, desde 2004. Tem uma longa carreira política tendo sido ministra do ambiente em 92/93, durante um ano. Nos governos Jospin foi ministra delegada. (Em França um ministro delegado é equivalente a um secretário de Estado com a diferença que participa em todas as reuniões do conselho de ministros.) Entre 1997 e 2000 foi ministra delegada do ensino escolar junto do ministro da Educação e entre 2000 e 2002 foi ministra delegada para a família e a infância.

Nas posições que tem assumido tem defendido: o aumento do salário mínimo e que "ninguém seja pago para não fazer nada"; a partilha do poder actualmente concentrado no presidente da república e a limitação dos mandatos; está de acordo com as políticas oficiais do PS sobre imigração e constituição europeia, tendo sido uma forte defensora do tratado; não é favorável à despenalização da cannabis; não era favorável ao casamento de homossexuais, mas em Junho passado disse que assumia o programa do PS que prevê a legalização do casamento de homossexuais, incluindo o direito de adopção; defende que os menores, com mais de 16 anos, sejam colocados num serviço de enquadramento militar com vocação humanitária logo que cometam o primeiro acto de delinquência. Ao Financial Times declarou o apoio a certas ideias de Tony Blair.

É casada com François Holland, secretário-geral do PS francês, e conta com o apoio de Jacques Attali e Danielle Mitterrand, entre outros. Daniel Cohn-Bendit já anunciou que a apoia na 2ª volta.

Para a campanha criou a associação "Desejos de Futuro", na Internet tem site oficial em desirsdavenir.org e blog em segoleneroyal2007.net.

Termos relacionados Internacional