You are here

Preço dos combustíveis pode dobrar até 2012

Gasolina pode atingir os 3 euros em 2012A gasolina e o gasóleo podem atingir os três euros por litro no ano de 2012. A revelação vem na edição deste sábado do jornal Expresso, a partir de um estudo sobre cenários da Shell. Entretanto, os protestos contra o aumento dos combustíveis sucedem-se em todo o mundo. Em Portugal, o boicote às principais gasolineiras promovido por vários blogues e sites da internet começa já este Domingo e prolonga-se até terça-feira.  

O preço do barril de peróleo quase quadriplicou entre 2001 e o primeiro quadrimestre deste ano, naquele que é o maior choque petrolífero desde o verificado nos anos 80. Segundo um relatório da Shell, a situação é imparável e o preço da gasolina e do gasóleo pode duplicar em menos de cinco anos. Além disso, em 2015 o "o crescimento da produção de petróleo e gás facilmente acessível já não satisfará a a taxa de crescimento projectada para a procura".

Em resposta ao dos preços dos combustíveis, uma onda de protestos espalha-se pela Europa. Não são só os pescadores, mas também camionistas, motoristas e agricultores, além de movimentos populares espontâneos, que se mobilizam para manifestações e bloqueios.

Para Portugal, está previsto um boicote às bombas de Gasolina da Galp, BP e Repsol nos dias 1, 2 e 3 de Junho. Mas já este sábado Leiria já assistiu a um protesto da população com três dezenas de ciclistas e de feirantes em carroças puxadas por burros. "As pessoas têm de se fazer ouvir e isto é mais uma forma de mostrar o nosso descontentamento", afirmou Carlos Vieira, um dos ciclistas que se juntou ao protesto. Outro popular, referindo-se à descida do preço da gasolina em apenas um cêntimo anunciada hoje pela Galp, desabafou: "Aumentam 21 vezes e depois baixam um cêntimo. Isso é para quê? Para ficarmos todos contentes com esse favor?"

Termos relacionados Sociedade