You are here

Portugueses são os mais insatisfeitos com a Segurança Social

segurancasocialSegundo um estudo do Eurobarómetro sobre a realidade social europeia, apresentado em Bruxelas, apenas um em cada dez portugueses considera o sistema de Segurança Social do país adequado. O número contrasta com o resto da Europa: mais de metade dos europeus (51%) mostram-se satisfeitos com os respectivos sistemas de segurança social. No Luxemburgo, a percentagem de satisfação sobe para 71%.

O estudo mostra mesmo que 42% dos cidadãos da UE consideram que os respectivos sistemas de Segurança Social poderiam servir de modelo para outros países. Em Portugal, apenas 5% são da mesma opinião - a percentagem mais baixa da Europa.

Segundo a agência Lusa, citada pela RTP, o sistema de pensões é apontado como uma das principais preocupações por 35% da população portuguesa, acima da média comunitária (30%). Portugal regista o sexto valor mais baixo da UE no que diz respeito à confiança da população quanto ao futuro das pensões.

Portugal é o terceiro país da UE a 25 onde mais inquiridos apontam o custo de vida como uma das três questões mais preocupantes (56%, contra 35% da média comunitária). Em relação ao desemprego, 52% dos portugueses mostram-se insatisfeitos, contra 36% a nível europeu.

Termos relacionados Sociedade