A comunidade portuguesa de França organiza hoje a partir das 15 horas uma jornada nacional de protesto contra a ameaça de encerramento e de desclassificação de oito postos consulares. Nogent-sur-Marne, Versailles, Orléans, Lille, Toulouse e Nantes, são as seis cidades em França onde se realizam acções simultâneas de protesto.
O lema é: "Reestructuração consular sim, liquidação consular não!" e "Com a Comunidade unida e a protestar, o Governo português vai recuar!". As acções de protesto são promovidas pelos colectivos que se criaram no seguimento do anúncio por parte do Governo do encerramento e desclassificação de oito Consulados em França.
Nas cidades de Nogent-sur-Marne, Versailles, Lille e Toulouse, as acções de protesto decorrerão junto aos respectivos Consulados de Portugal.
Na cidade de Orléans, a manifestação decorrerá junto da Catedral e reunirá os portugueses das áreas consulares de Orléans e Tours.
Também na cidade de Nantes está prevista uma concentração junto do Consulado de Portugal, ameaçado de desclassificação.
"Com esta jornada nacional de acções, a Comunidade de França entende enviar de novo uma forte mensagem de aviso e protesto ao Governo português, cujo actual projecto de "reestructuraçao consular" visa o desmantelamento da rede consular em França e demonstrar assim, a sua determinação em continuar a lutar pela manutenção de um serviço público consular, eficaz e de proximidade e que salvaguarde os interesses de Portugal e das Comunidades", lê-se num comunicado assinado por António Fonseca, pela Comissão Coordenadora dos Colectivos em luta.
Para o domingo seguinte está já confirmada a realização de uma manifestação nacional em Paris.
Desde o final do passado mês de Dezembro, foram já organizadas 11 acções de protesto em toda a França que juntaram 12.000 portugueses e na qual também participaram dezenas de políticos franceses. Até esta data, foram também recolhidos mais de 25.000 abaixos assinados.
O projecto de "reestructuração consular" anunciado no passado mês de Dezembro, pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas prevê o encerramento e a venda dos prédios dos Consulados de Nogent-sur-Marne e de Versailles, o encerramento dos Consulados de Orléans, Tours, Lille e Toulouse e a desclassificação dos Consulados de Nantes e de Clermont Ferrand.