You are here

Porto: Trabalhadores dos transportes colectivos em greve até quarta-feira

Trabalhadores dos Transportes Colectivos do Porto voltam à greveOs trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) iniciaram às 00:00 horas deste domingo uma greve que terminará às 02:00 horas de quarta-feira. Os trabalhadores acusam o Conselho de Administração da Empresa de impor o regime de férias sem o seu acordo e de atacar os direitos dos trabalhadores. Esta greve, à semelhança das anteriores, que tiveram início a 21 de Novembro, deverá afectar as últimas horas de serviço dos motoristas.  

A greve foi decretada pelo sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), pelo Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM) e pelo Sindicato dos trabalhadores de Transportes.

Os motivos da paralisação "prendem-se com as posições negativas que o conselho de administração da STCP tem vindo a tomar contra os direitos dos trabalhadores", afirmam os sindicatos.

Acrescentam que "o CA pretende continuar a desenvolver posições em que evidencia a sua prepotência, pretendendo também com essas medidas minar a unidade dos trabalhadores e das suas organizações representativas da classe".

Manuel Alves afirmou à Agência Lusa que o Conselho de Administração da STCP "ataca direitos dos trabalhadores", designadamente através da imposição das férias, sem acordo dos trabalhadores. "A administração pretende assegurar direitos aos trabalhadores no activo, mas recusa-se a estendê-los a todos os que entrarem de novo na empresa", disse, considerando esta situação "inaceitável".

Termos relacionados Sociedade