Porto: Referendo em Defesa dos Jardins do Palácio de Cristal

Movimento de Defesa dos Jardins do Palácio de Cristal já recolheu 4.800 assinaturasO Movimento de Defesa dos Jardins do Palácio de Cristal continua a querer um referendo, apesar do novo projecto alterar a localização do centro de congressos.

Segundo o jornal Público desta Sexta feira, o arquitecto Carlos Loureiro entregou quinta feira o anteprojecto para a recuperação do Pavilhão Rosa Mota, onde contempla a alteração da localização, prevista inicialmente, para o pavilhão destinado a sala de conferências.

Questionado pela agência Lusa, o Movimento de Defesa dos Jardins do Palácio de Cristal (defesadopalacio.pegada.net) considera a alteração positiva, mas vai prosseguir na recolha de assinaturas para a realização de um referendo, porque o essencial não é a localização, mas a própria construção do centro de congressos nos jardins do palácio.

Soares Luz explicou à agência: "A pergunta que estamos a fazer para a recolha de assinaturas, e que deverá constar no referendo, é 'se concorda com a construção de um centro de congressos nos jardins do Palácio de Cristal'. Portanto, este novo projecto não significa que as assinaturas vão para o lixo".

Soares Luz disse à Lusa que o movimento já recolheu 4.800 assinaturas e apenas admite o fim da contestação à construção se a cidade concordar.

"Devia haver um debate público sobre o novo projecto, para a cidade se pronunciar. A cidade tem de falar sobre um projecto desta envergadura. Se a cidade achar que o espaço novo está bem...", observou.

Termos relacionados Sociedade