You are here

Poluição e alterações do clima: quem ousa negar a ligação?

Foto Adam BakerQue têm em hoje comum a Cimeira de Copenhaga e as as ilhas Sunderbans e a cidade de Moscovo? Artigo de Paula Sequeiros.

Que têm em hoje comum a Cimeira de Copenhaga e as as ilhas Sunderbans e a cidade de Moscovo?

Foi notícia a 2 de Dezembro a subida das águas do mar nas ilhas Sunderbans, obrigando milhares de famílias a procurar refúgio noutro local. Duas das cem ilhas do Arquipélago já desapareceram totalmente, à medida que o aquecimento global começou a  ameaçar a zona do Bengala Ocidental, Índia. Nessa altura 6000 famílias ficaram sem nada.

Sundarban significa «selva bela» em Bengali. Na zona do delta dos rios Ganges, Brahmaputra e do  Meghna, uma extensa floresta de mangue acolhe formas de vida selvagem, agora em perigo  acrescido, como o tigre de Bengala. Com cerca de 10 000 km2, dos quais 6000 pertencem ao Bangladesh, as florestas foram classificadas pela UNESCO em 1977 como património mundial. As ilhas Sundarban servem também como barreira protectora contra inundações para os milhões que vivem em Calcutá, em caso de actividade ciclónica. Como aconteceu em Maio quando o ciclone Aila atingiu gravemente a região.

Entretanto o tempo tem oscilado entre secas persistentes e chuvas torrenciais, destruindo os solos agrícolas.

  Clique para ampliar. Mapa das Sundarbans, fonte Wikipedia

O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas previu que, até ao fim do século e  como consequência do aquecimento global, o mar subirá 0,8 metros, quando 0,6 é o suficiente para fazer desaparecer as ilhas.

E é em Copenhaga que se encontra Tanushree Patra, para representar as Sunderbans na cimeira internacional.
Patra afirmou já: «As marés aumentaram em número, levando os leitos dos rios quebrar e as águas salinas entraram e criaram problemas para a agricultura. A agricultura está totalmente arruinada. Nenhum arroz híbrido Paddy pode ser mais cultivado aqui embora alguma arroz indígena ainda se dê. Vemos que não há calor no Verão nem frio no Inverno, o que também está a causar danos às colheitas».

Entretanto neve para o Natal em Moscovo?
Quarta-feira, 2 de Dezembro, atingiram-se os 10 graus centígrados, a temperatura mais alta desde há 111 anos, nesta época. E os habitantes queixam-se das consequências das alterações climáticas, alguns ansiando pelo frio habitual e outros gozando um tempo anormalmente  agradável para quem está habituado a nevões e gelo. Cientistas alertaram já para os perigos para a vida animal e vegetal destas alterações.

O certo é que os governos reunidos em Copenhaga têm aos seus ombros o peso do perigo para a vida na Terra que representa o modelo capitalista de exploração dos recursos naturais.

Os milhares de activistas ambientais que aí se encontram presentes tencionam lembrar-lhes que não vão em mais promessas nem falsas soluções.

Termos relacionados Sociedade