You are here

Petróleo e euro: novos recordes históricos

Bolsa de mercadorias de Nova IorqueO preço do barril de petróleo atingiu nesta sexta feira um novo recorde histórico em Nova Iorque, ao ser negociado acima dos 92 dólares por barril.
Também o euro atingiu um novo recorde histórico, ao ser transaccionado por 1,4377 dólares no mercado de câmbios. A valorização do euro face ao dólar deu-se após serem conhecidos indicadores negativos na economia norte-americana. Analistas pensam que a Reserva Federal dos EUA pode baixar de novo a taxa de juros, na sua próxima reunião em 31 de Outubro.

O preço do barril de crude atingiu um novo recorde histórico em Nova Iorque ao ser negociado a 92,22 dólares. Também em Londres o barril do brent atingiu um novo recorde, ultrapassando os 89 dólares por barril e sendo negociado a 89,30 dólares.

Segundo analistas, a subida do preço do petróleo deve-se às tensões crescentes no Médio Oriente, com as novas sanções tomadas pelos Estados Unidos em relação ao Irão e as crescentes ameaças de intervenção militar da Turquia no Curdistão iraquiano.

A valorização do euro face ao dólar verificou-se após serem conhecidos indicadores negativos na economia dos Estados Unidos: uma queda nas encomendas de bens de consumo duradouro de 1,7% em Setembro e, de novo, dados negativos no mercado imobiliário, um crescimento da venda de casas novas abaixo do esperado, que já tinha sido revisto em baixa, e queda na revenda de casas.

Termos relacionados Internacional