Pessoal de voo acusa TAP de não cumprir a lei

Avião da TAPO Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a cumprir a legislação que obriga os tripulantes de cabine a terem formação anual, em matéria relacionadas com a segurança de voo e dos passageiros.
Cristina Vigon, presidente do SNPVAC, declarou à agência Lusa: "desde o início do ano, a TAP não está a cumprir a legislação nacional e internacional que obriga os tripulantes de cabine (comissários e assistentes de bordo) a terem um "refrescamento" anual em matérias que têm a ver com a segurança dos passageiros".

O sindicato analisou a situação de cerca de 20% dos 1800 tripulantes de cabine da TAP e concluiu que "85 dos comissários e assistentes de bordo não tiveram o refrescamento anual em 2007", informou a presidente do SNPVAC.

A dirigente sindical explicou à agência Lusa que "depois da formação inicial, a legislação obriga as companhias aéreas a fazerem cursos de refrescamento de 12 em 12 meses, teóricos e práticos, de modo a garantir que os tripulantes de cabine estejam em condições de actuar caso haja algum problema". Estes cursos anuais visam garantir que os tripulantes sabem "apagar fogos a bordo de aviões, evacuar passageiros em caso de emergência, prestar primeiros socorros e utilizar todo o equipamento dos aviões, como sejam os sistema de oxigénio e despressurização".

Segundo Cristina Vigon, "no início deste ano, a TAP quis optimizar os custos na formação e baixou, unilateralmente, os salários dos formadores (que também eram tripulantes de cabine) o que provocou a saída em massa de 20 funcionários". A falta de tripulantes de cabine, aliada à «confusão gerada pelo crescimento não sustentado da companhia aérea, levaram a que a TAP se dedicasse à formação de novos tripulantes, «deixando para trás os refrescamentos anuais, estipulados legalmente».

Para o SNPVAC, a crise na formação e o não cumprimento da lei deve-se à política de contenção de custos que está a ser praticada pela empresa.

Termos relacionados Sociedade