Paquistão: Sharif e Benazir concorrem às eleições legislativas

Nawaz SharifNawaz Sharif, ex-primeiro ministro que regressou ao Paquistão depois de 7 anos de exílio na Arábia Saudita, entregou a candidatura do seu partido (Liga Muçulmana do Paquistão - N) às eleições legislativas previstas para 8 de Janeiro. Também Benazir Bhutto já entregou a candidatura do seu partido. Um porta-voz do presidente anunciou que Musharraf irá renunciar ao cargo de chefe das Forças Armadas e tomará posse para um segundo mandato, como presidente, a 29 de Novembro.

Esta segunda feira, último dia do prazo de apresentação, Nawaz Sharif entregou a candidatura do seu partido às eleições legislativas do Paquistão. Sharif foi primeiro-ministro entre 1990-93 e 1996-99, foi afastado de primeiro-ministro e exilado por golpe de Estado encabeçado pelo actual presidente, Pervez Musharraf. Em 10 de Setembro passado regressou ao Paquistão, mas foi impedido de entrar por ordem de Musharraf.

"O meu partido nunca se juntará a um governo de coligação com o Presidente Musharraf" declarou Sharif, desmentindo informações veiculadas pela imprensa paquistanesa e segundo as quais ele teria assinado um acordo com Musharraf para regressar ao país.

Benazir Bhutto também já apresentou a candidatura do seu partido, o Partido do Povo do Paquistão, às legislativas de Janeiro. Benazir voltou a reafirmar a sua disponibilidade para fazer uma aliança com Sharif, "estamos prontos para formar uma aliança com todos os partidos políticos moderados", afirmou ela.

Os partidos da oposição ameaçam boicotar as eleições legislativas se o estado de emergência, decretado a 3 de Novembro, se mantiver.

Rashid Qureshi, porta-voz do presidente, anunciou que Musharraf "prestará juramento enquanto Presidente civil a 29 de Novembro e organizará reuniões para se despedir dos vários quartéis-generais do Exército nos dias 27 e 28".

Termos relacionados Internacional