You are here

Opel da Azambuja

GREVE EUROPEIA FAZ GM NEGOCIAR
GMhall1Depois das greves levadas a cabo pelos trabalhadores das várias fábricas da General Motors Europa, incluindo a de Saragoça, em solidariedade com os seus colegas portugueses, a administração do grupo mostrou-se ontem disponível para negociar o futuro dos trabalhadores da Opel da Azambuja. 

Na sequência deste anúncio, os membros do Fórum dos Trabalhadores Europeus (FTE) do grupo suspenderam as paralisações. Segundo o comunicado da administração, o objectivo das negociações será o de «desenvolver soluções que contemplem as necessidades operacionais da companhia e as perspectivas dos 1.100 trabalhadores da fábrica da GM em Portugal». O presidente da GM Europa, Carl-Peter Forster, afirmou em comunicado: «estamos em condições de criar perspectivas para os nossos empregados sem comprometer a competitividade da nossa companhia».

Palavras diferentes das de 30 de Maio, onde a General Motors Portugal afirmava que «uma análise à produção do Combo na fábrica da Azambuja, em Portugal, evidenciou uma desvantagem em termos de custo por unidade de 500 euros, quando comparada com a possível produção em fábricas de outras localidades» e anunciava o encerramento definitivo daquela unidade, a funcionar desde 1963. O protesto concertado dos trabalhadores europeus daquela empresa resultou, desde 13 de Junho, em interrupções na produção em diversas unidades europeias.

Depois deste anúncio, a Associação Industrial Portuguesa (AIP) e a Associação dos Fornecedores da Indústria Automóvel (AFIA) comunicaram estar «a equacionar as formas de cooperação e as acções conducentes à redução dos custos inerentes aos fornecimentos nacionais, quer para os produtos já em fornecimento quer para eventuais novos fornecimentos resultantes da substituição de importações». Ao tomar conhecimento desta medida, o ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmou aos jornalistas que "o Governo português está a oferecer todas as condições possíveis e legalmente aceitáveis pelas leis comunitárias para aumentar a produtividade da fábrica da Azambuja".

Ouça no noticiário da Esquerda.Rádio uma entrevista com Paulo Vicente, da Comissão de Trabalhadores da Opel da Azambuja

Termos relacionados Sociedade