You are here
Nicarágua
DANIEL ORTEGA GANHA PRESIDÊNCIA
Em 1990, quando os sandinistas perderam as eleições para a coligação de direita apoiada pelos Estados Unidos e liderada por Violeta Chamorro, o escritor Eduardo Galeano escreveu: “a dignidade nacional perdeu a batalha. Foi vencida pela fome e pela guerra. Injustamente pagaram os justos pelos pecadores”.
Ontem à noite, depois de uma campanha em que a direita e administração Bush não pouparam esforços para derrotar os sandinistas, a vitória do candidato Daniel Ortega tornou-se oficial: Ortega ganhou com mais de 38% dos votos, contra 29% do candidato apoiado por Washington, Eduardo Montalegre.
O regresso do ex-guerrilheiro marxista de 60 anos ao poder provocou muitas reacções: em Washington, a secretaria de Estado Condoleezza Rice garantiu, ao ex-presidente dos EUA Jimmy Cárter, que os “Estados Unidos responderão positivamente a quem ganhe as eleições”. Um aparente recuo, depois da administração Bush ter tentado unir a direita nicaraguense e ter ameaçado cortar as remessas dos emigrantes nicaraguenses residentes nos Estados Unidos da América, caso os sandinistas ganhassem.O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que estes resultados provam que “os povos da América Latina se levantam de novo”, e Fidel de Castro mandou uma mensagem pela televisão a Ortega, em que dizia que “a vitória sandinista põe em causa a politica genocida dos Estados Unidos.Daniel Ortega declarou que “o combate à pobreza” é a principal prioridade dos sandinistas e tomara posse do cargo no dia 10 de Janeiro de 2007.