You are here

Nicarágua

DANIEL ORTEGA TOMA POSSE Daniel_Ortega
Depois de 17 anos na oposição, o sandinista Daniel Ortega assumirá hoje a presidência da Nicarágua, perante a presença de 14 chefes de Estado, entre os quais, os da Venezuela, Bolívia, Colômbia e México, respectivamente, Hugo Chavez, Evo Morales, Álvaro Uribe e Felipe Calederon. Apesar da administração Bush ter feito todos os esforços para impedir a eleição de Daniel Ortega, chegando a ameaçar com o corte da ajuda económica, George Bush telefonou a Ortega para “felicitá-lo a ele a ao povo nicaraguense pelo compromisso com a democracia”.  Daniel Ortega manifestou a intenção de aderir ao Projecto Latino Americano Alternativa Bolivariana para as Américas e conta com a ajuda da Bolívia e Venezuela para tentar melhorar a vida dos mais de 70% pobres, dos cerca de 5 milhões e quatrocentos mil nicaraguenses.
O grande ausente na cerimónia de investidura será Raul Castro, irmão de Fidel Castro, grande amigo de Ortega. No entanto, os meios de comunicação local insistem que Raul visitará em breve a Nicarágua.
Ortega reuniu ontem com os representantes da Rússia e Estados Unidos e com o herdeiro do trono de Espanha, Filipe de Borbón.
Mais de sete mil soldados e polícias garantem a segurança das delegações.

 

Termos relacionados Internacional