You are here

Morreu José Paulo Serralheiro

João Paulo SerralheiroO dirigente do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) José Paulo Serralheiro faleceu nesta segunda-feira, vítima de doença prolongada, segundo informa o SPN. José Paulo Serralheiro, homem de espírito livre e de grande apego às causas que abraçava, foi director da Página da Educação, uma grande referência no jornalismo escrito sobre educação.

Quem o conheceu e com ele conviveu no trabalho sindical destaca “o seu espírito aberto, a sua perspicácia, o gosto pelo contraditório, a sua frontalidade, a sua inesgotável capacidade de trabalho”, bem como “o seu apego completo às causas que abraçava”.

“É com profunda tristeza que a Direcção do Sindicato dos Professores do Norte comunica que o nosso camarada e amigo José Paulo Serralheiro acaba de falecer hoje, dia 6 de Setembro, vítima de uma doença prolongada que o afastou da nossa presença já há alguns meses.” Assim começa o comunicado do SPN em que lamenta a morte do incansável dirigente sindical e director do jornal Página da Educação , jornal de reconhecida qualidade e projecto de referência para professores e não só.

“Do nosso convívio quotidiano, que não do trabalho em prol do SPN, e de um projecto editorial que orgulha o nosso Sindicato, e de que ele foi não só o impulsionador, o mentor e o artífice, mas também a sua alma plena, o seu construtor paciente, o seu dinamizador total”, diz o sindicato no seu comunicado.

Sobre o projecto editorial, a Página da Educação, o SPN diz ser “de há muito uma incontornável referência no jornalismo escrito sobre Educação, pode ser propriedade do Sindicato dos Professores do Norte, mas é, antes de tudo, a filha querida do génio criativo, da acutilante intervenção política e social do seu director, da enorme capacidade de partilha que é apanágio dos grandes vultos.”

José Paulo Serralheiro, sindicalista brilhante e revolucionário, deixou pronto para ser impresso o segundo exemplar da revista Página da Educação, nova fase do jornal com o mesmo nome, como se assim demonstrasse uma vez mais o seu apego completo às causas que abraçava.

O seu espírito aberto, a sua perspicácia, o gosto pelo contraditório, a sua frontalidade, a sua inesgotável capacidade de trabalho, o seu amor pelo SPN, foram qualidades destacadas pelo Sindicato dos Professores do Norte.

“Assim saibamos continuar no sindicalismo honrando sempre a memória daqueles que, partindo antes de nós, nos deixam mais fracos pela sua ausência mas ainda mais fortes pelo seu exemplo”, conclui o comunicado.

O corpo de José Paulo Serralheiro estará às 21h de Domingo na Igreja do Carvalhido (Porto). O funeral é 2ª feira, às 15h no Cemitério de Agramonte, Boavista, Porto.

Termos relacionados Sociedade