You are here

Morre Hossein Ali Montazeri

Irão foto de indigoprime / flickrMorreu neste domingo, aos 87 anos, Hossein Ali Montazeri , um dos principais críticos do Presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Apontado como sucessor do "ayatollah" Khomeini, Hossein Ali Montazeri era um dos principais religiosos dissidentes no Irão. Em Junho denunciou a repressão sobre as manifestações que se seguiram à reeleição do Presidente Mahmoud Ahmadinejad, considerando que “ninguém poderia acreditar” na honestidade do escrutínio.

Em 1989 Montazeri foi afastado do poder pelo "ayatollah" Khomeini, pouco antes da sua morte. Depois de cerca de 15 anos sob forte observação das autoridades, que limitavam fortemente os seus contactos com o exterior, em 2003 Hossein Ali Montazeri viu levantada a sua prisão domiciliária.Em 16 de Dezembro denunciou em seu "site" na Internet “a morte de pessoas inocentes” e “a detenção de militantes políticos que pediam a liberdade”, alertando que este caminho traria um distanciamento do povo em relação ao regime, agravando a crise no país.

Como um dos teóricos da Revolução Islâmica de 1979, e um dos promotores da constituição da República Islâmica, Montazeri era uma das principais figuras da revolução e foi designado pelo fundador do regime como seu sucessor em 1985. Defensor de uma corrente mais liberal e progressista acabou por ser afastado. Milhares devem comparecer ao funeral, onde esperam-se novas manifestações contra o regime.

Termos relacionados Internacional