You are here

Moradores de Silves voltam a manifestar-se contra a REN

Rede de alta tensãoOs moradores do concelho de Silves voltam hoje a manifestar-se em Lisboa contra o traçado da linha de muito alta tensão da REN, anunciou a Comissão de Moradores de Silves. O protesto ocorre em frente à sede da REN, na Avenida dos Estados Unidos da América. Os manifestantes seguem depois para o Palácio de Belém. Os moradores de Silves insistem que a linha vem destruir um dos últimos vales férteis do interior algarvio.

Jaime Costa Fernandes, da Comissão de Moradores, explica que "a população de Silves continua a sua contestação face ao traçado de muito alta-tensão Portimão-Tunes que a REN quer impor contra a vontade dos seus moradores". A Comissão de Moradores insiste que esta linha "inviabiliza o bem estar presente e futuro das populações, bem como o grande potencial turístico de beleza e protecção da natureza, oferecendo assim uma alternativa ao turismo sol e praia".

Para os moradores, a REN ainda não tem as obras concluídas, e por isso pode desviar esta linha, optando por um corredor proposto pelos moradores, numa zona totalmente desabitada, alguns quilómetros a Norte, composta por serra e matagal.

"Perante o autismo da REN, a população não compreende e não admite tal aberração e vai continuar os protestos até ver aceite a sua proposta de traçado já entregue àquela empresa a 2 de Julho de 2007", conclui a Comissão de Moradores no comunicado divulgado pelo site Barlavento online.

Acompanhe a luta contra as linhas de Muito Alta Tensão em zonas residenciais no blogue Muito Alta Tensão.

 

Termos relacionados Sociedade