You are here

Monumento 'à sapatada em Bush' é retirado no Iraque

Monumento à Uma escultura erigida no Iraque em homenagem ao jornalista que em Dezembro atirou os sapatos contra George W. Bush foi retirada por ordem das autoridades locais, depois de ter permancedio apenas um dia num local público em Tikrit, cidade natal do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein. As autoridades locais argumentaram que os locais públicos não devem ser usados para instalações com motivações políticas.

Quando a escultura foi inaugurada, o seu autor, Laith al-Amari, disse que ela não era um trabalho político, mas uma "fonte de orgulho para todos os iraquianos".

O jornalista Muntadar al-Zaidi, de 30 anos, que atirou os sapatos contra o ex-presidente americano, continua preso e aguardando julgamento pelo ataque.

Antes de atirar os sapatos, que não atingiram o alvo, porque Bush conseguiu esquivar-se, Zaidi gritou: "Isso é por todas as viúvas, os órfãos e aqueles que foram mortos no Iraque. Esse é o seu beijo de despedida do povo iraquiano, seu cão".

Após o incidente, Zaidi ganhou fama e manifestações de apoio em vários países do mundo árabe.

Zaidi foi acusado por agressão contra um chefe de Estado estrangeiro, e pode ser condenado a uma pena de até 15 anos de prisão.

Termos relacionados Sociedade