Mil personalidades pela legalização do casamento homossexual

O manifesto pode ser subscrito no site www.igualdade.netFoi lançado este Domingo - no cinema São Jorge, em Lisboa - o Movimento pela igualdade no acesso ao casamento civil. Na apresentação, foi divulgado o manifesto pela legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo e que conta já com mais de mil subscrições de personalidades de diversas áreas da sociedade portuguesa.

Na sessão pública, depois de lido o manifesto fundador do Movimento pela actriz Fernanda Lapa, intervieram Sónia Duarte Lopes, da Associação para o Planeamento da Família, a constitucionalista Isabel Mayer Moreira, a actriz e escritora Ana Zanatti, o psiquiatra Daniel Sampaio, e o empresário e comentador Pedro Marques Lopes.

Segundo um dos promotores da iniciativa, Paulo Vieira, fundador e dirigente da associação "Não te prives - grupo de defesa dos direitos sexuais", o documento foi assinado por um conjunto muito diversificado de pessoas e "demonstra que a igualdade de acesso ao casamento civil diz muito actualmente à sociedade portuguesa".

Os subscritores justificam a defesa ao direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo lembrando que "a actual situação de desigualdade fractura a sociedade entre pessoas incluídas e pessoas excluídas, entre pessoas privilegiadas e pessoas marginalizadas". Assumindo-se como "homens e mulheres" que recusam "o preconceito" e que desejam "reparar séculos de repressão, violência, sofrimento e dor", os subscritores frisam que a igualdade no casamento "dignificará também a nossa democracia" e "será um passo fundamental na luta contra a discriminação e em direcção à igualdade."

Entre os subscritores encontram-se Alexandra Lencastre, António Avelãs, Boaventura de Sousa Santos, Catarina Furtado, Diana Andringa, Diogo Infante, Fátima Lopes, Herman José, José Saramago, José Luís Peixoto, Julião Sarmento, Miguel Sousa Tavares, Miguel Vale de Almeida, Maria Rueff, Maria Velho da Costa, Paulo Pires, Ricardo Araújo Pereira, Rosa Mota, Rui Rangel, Sérgio Godinho. Vários deputados e políticos também assinam o manifesto: Ana Drago, Fernando Rosas, Miguel Portas, Luís Fazenda, Helena Pinto, António Costa, Edite Estrela, Jamila Madeira, Pedro Nuno Santos, Odete Santos, Heloísa Apolónia além de João Teixeira Lopes e Rui Tavares.

O manifesto pode ser subscrito no site http://www.igualdade.net/.
Neste pdf pode aceder aos nomes dos mais de mil primeiros promotores.

Termos relacionados Sociedade