You are here

Miguel Portas a caminho de Gaza

Miguel Portas em declarações à imprensa numa das manifestações de solidariedade com a Palestina que ocorreram esta semana em Lisboa - Foto de André BejaMiguel Portas partiu este sábado para o Cairo, de onde tentará aceder à Faixa de Gaza, com outros sete deputados europeus. Os parlamentares pretendem verificar no local as consequências da brutal agressão israelita sobre a população palestiniana, que será discutida na próxima quarta feira no Parlamento Europeu. A visita está a ser prepararada com o apoio das autoridades egípcias e da UNRWA e ocorrerá durante as três horas de trégua diárias para prestação de ajuda humanitária.Uma delegação do Hamas também está este sábado no Cairo, para discutir uma proposta egípcia de cessar-fogo.

 

Partiu este sábado para Gaza Miguel Portas, o euro-deputado eleito pelo Bloco de Esquerda, com outros sete membros do Parlamento Europeu. Os deputados querem verificar no terreno as consequências do massacre do exército israelita, que bombardeia a população da Faixa de Gaza há quinze dias. Desde o início do ataque, mais de oitocentas pessoas já foram mortas, estimando-se que cerca de um terço sejam crianças. Os ataques têm também incidido sobre instalações ocupadas pela ONU, incluindo escolas.

Os deputados pretendem aceder a Gaza a partir do Cairo e contam com o apoio das autoridades egípcias e da UNRWA, a agência da ONU para os refugiados palestinianos. A visita poderá ocorrer durante o período diário de trégua, com duração de três horas, durante o qual é prestada ajuda humanitária. No entanto, o governo istraelita anunciou que não permitirá a entrada de ajuda humanitária durante o fim de semana.

Além de Miguel Portas, participam nesta visita Luísa Morgantini (Itália), Helene Flautre (França), David Hammerstein (Espanha), Kyriacos Triantaphylides (Chipre), Feleknas Uca (Alemanha), Graham Davies (Reino Unido) e Verónique de Keyser (Bélgica).

Neste sábado, também está no Cairo uma delegação do Hamas, para discutir com as autoridades egipcias uma proposta de cessar-fogo adiantada por Hosni Mubarak. O líder egípcio propõe um cessar-fogo temporário, que permita prestar ajuda humanitária mais efectiva e discutir as condições para um cessar-fogo definitivo. Mahmud Abbas, líder da Autoridade Nacional Palestina, apelou ao Hamas para que aceite esta proposta.

Já este sábado, o exército israelita matou pelo menos oito palestinianos na Faixa de Gaza, tendo também distribuído folhetos a informar do aumento da intensidade dos ataques nos próximos dias.

 

 

Veja a reportagem realizada em Dezembro de 2006, por ocasião de uma visita de uma delegação do Parlamento Europeu a Haifa, Ramalah e Faixa de Gaza:

{youtube}rDR9n7xDSZQ{/youtube}

Termos relacionados Internacional