You are here

Michael Moore lança “Capitalismo: Uma história de amor”

Michael MooreMichael Moore apresentou neste Sábado aos moradores da sua comunidade adoptiva de Bellaire, no Michigan, o seu novo documentário "Capitalism: A love story" ("Capitalismo: uma história de amor"). Mais de 500 pessoas assitiram à apresentação do filme, que denuncia o actual sistema económico, que Moore diz não ter redenção possível.

O filme atribui a responsabilidade pela crise económica à política de desregulação do mercado iniciada pelo Presidente Reagan e à ganância dos executivos empresariais. Moore denuncia que estas políticas beneficiaram um por cento - os mais ricos - com prejuízo das classes mais baixas e média.

Moore, que nasceu em Flint, no Michigan, explicou que foi melhor ter produzido o filme em Traverse City, no Michigan, "no coração da crise, do que na bolha de Nova Iorque".

A taxa de desemprego no Michigan - no nordeste dos EUA, junto ao Canadá - é a mais alta do país e é ainda mais elevada em certas regiões do estado, onde fecharam numerosas fábricas de componentes para automóveis.

"Sei o que vou ter de enfrentar nas próximas semanas e meses", disse Moore à audiência, antecipando as críticas demolidoras que espera receber de políticos e comentadores conservadores e acrescentou, com uma gargalhada: "É por isso que quis ver isto convosco antes de ser lançado aos leões."

Trailer do novo filme de Michael Moore:

{youtube}IhydyxRjujU{/youtube}

Termos relacionados Internacional