Mega-operação detém 34 jovens independentistas bascos

Polícia espanhola detém mais 34 jovens independentistas bascosMais de 650 agentes de vários corpos policiais espanhóis participaram numa mega-rusga a residências e pontos de encontro de membros da organização juvenil independentista Segi, ilegalizada há anos a par do partido Batasuna. Uma vez mais, o governo de Madrid anuncia a "decapitação" do movimento.

O ramo juvenil do Batasuna já teve vários nomes, mas nenhuma das organizações escapou às ordens de ilegalização do juíz Baltazar Garzon. Jarrai, Haika e Segi tiveram a mesma sorte dos partidos que ao longo dos anos têm representado um sector político em que se revê 10% do eleitorado no País Basco, ou seja, entraram para a lista de organizações terroristas acusadas de fazerem parte da ETA.

O Ministério do Interior espanhol divulgou um comunicado garantindo que os 34 detidos "exerciam presumivelmente funções de responsabilidade" e que esta operação representa "a decapitação da estrutura dirigente" e "um golpe de impacto no seu financiamento e estrutura logística". Ao todo, a polícia revistou mais de uma centena de habitações, garagens, bares, associações de moradores e centros sociais em dezenas de localidades no País Basco.

O diário basco "Gara" adianta que para o final da tarde desta terça feira estão marcadas assembleias e mobilizações em muitas localidades e que os estudantes encerraram uma faculdade em Escoriaza até que os detidos saiam do regime de incomunicabilidade a que estão sujeitos.

Termos relacionados Internacional