Massacre de Beit Hanoun

ASSEMBLEIA GERAL DA ONU CONDENA ISRAEL
Massacre de Beith Hanoun - Foto MaanImages/Wesam Saleh - electronicintifada.netA Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução de condenação de Israel pelo massacre de Beit Hanoun (Norte de Gaza) onde morreram 19 civis palestinianos, dos quais 13 eram mulheres e crianças. A resolução foi aprovada por 156 votos a favor, 7 contra e 7 abstenções. As resoluções aprovadas pela Assembleia-Geral não são vinculativas, contrariamente às do Conselho de Segurança. A resolução exige ainda que Israel cesse as acções militares contra a população civil palestiniana e que o seu exército retire imediatamente da Faixa de Gaza. O texto é semelhante ao do proposto uma semana antes no Conselho de Segurança e que foi vetado pelos Estados Unidos. Os Estados Unidos e Israel votaram contra a resolução, o Canadá e a Austrália abstiveram-se, os países da União Europeia votaram a favor.

A resolução pede ao Secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que crie uma comissão para investigar o massacre de Beit Hanoun, exorta Israel a que cumpra as Convenções de Genebra, em relação à protecção da população civil, e apela a que a comunidade internacional actue de imediato para estabilizar a situação e relançar o processo de paz.

Israel rejeitou a resolução e prosseguiu os ataques na faixa de Gaza matando dois palestinianos no Sábado, 18 de Novembro.

Termos relacionados Internacional