Marcha do Orgulho LGBT no Porto

07 de July 2007 - 21:27

Foto de Pedro Ferreira O movimento Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero (LGBT) voltou a marcar presença nas ruas do Porto, com a II Marcha do Orgulho que decorreu este sábado à tarde, com mais de 200 pessoas a desfilar na baixa da cidade. A igualdade de oportunidades foi o tema escolhido pelas associações organizadoras do evento, aproveitando ser 2007 o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. Veja aqui as fotos da Marcha.

“A orientação sexual é a única das categorias enquadradas no Ano Europeu que em Portugal ainda gera discriminação na própria lei”, diz o manifesto lido no fim da marcha em frente ao edifício da Câmara do Porto, apesar de, paradoxalmente, Portugal ser "desde 2004, o único país europeu cuja Constituição proíbe explicitamente a discriminação com base na orientação sexual".

O deputado do Bloco de Esquerda João Teixeira Lopes esteve presente no desfile e defendeu a aprovação de uma lei anti-ódio, que "impeça a discriminação e a opressão"

O acesso ao casamento civil é outra das reivindicações do movimento, bem como o reconhecimento da parentalidade de gays e lésbicas ou da possibilidade de adopção.

A questão da identidade de género, que foi recentemente alvo de mudanças legais em Espanha, facilitando a mudança de nome e de sexo nos documentos de identificação, também faz parte da agenda anti-discriminatória do movimento. Pode ler-se no Manifesto que "em Portugal, a alteração nos documentos está condicionada pela realização de uma operação cirúrgica de reatribuição de sexo pela qual se espera normalmente demasiados anos, situação que é agravada ainda pelo poder injustificável da Ordem dos Médicos na aprovação da cirurgia. A discordância entre corpo e documentos causa assim uma quase impossibilidade de acesso ao emprego e é pretexto para discriminações quotidianas".

Alguns dos participantes na marcha levavam máscaras, uma opção que Catarina Príncipe, da organização, disse compreender já que se trata de "gente que quer estar presente, mas que por alguma razão não pode dar a cara". Por entre a música e as bandeiras do arco-íris, as palavras de ordem mais ouvidas foram "Onde estão? Não se vê! Os direitos LGBT" e "Nem menos, nem mais: direitos iguais"

Fotos de Pedro Ferreira

Foto de Pedro FerreiraFoto de Pedro FerreiraFoto de Pedro FerreiraFoto de Pedro FerreiraFoto de Pedro FerreiraFoto de Pedro Ferreira

aqui o Manifesto da Marcha