You are here

Marcha do orgulho LGBT em Lisboa

10ª Marcha do Orgulho LGBTA 10ª Marcha do Orgulho LGBT contra a discriminação e em defesa de direitos iguais para todos, decorreu este Sábado em Lisboa, entre o Príncipe Real e os Restauradores. 40 anos depois do ataque policial ao Bar Stonewall, a luta contra a discriminação continua. Ainda nesta semana o Bloco de Esquerda voltou a questionar o governo sobre a discriminação que impede os homossexuais masculinos de doarem sangue, nas condições pré-estabelecidas para todos os cidadãos.

No requerimento ao ministério da Saúde, o deputado João Semedo do Bloco de Esquerda denuncia o caso de uma mulher que mantém uma relação homossexual e que, ao dirigir-se aos serviços de sangue do Hospital de Santo António no Porto, lhe foi entregue uma folha de tamanho A4, a ser preenchida frente e verso pela própria, onde deveria atestar, nomeadamente, que não tinha tido "relações sexuais com pessoas do mesmo sexo".

O deputado do Bloco denuncia também a discriminação que recai sobre os homossexuais masculinos, por parte dos serviços de saúde do ministério e coloca várias perguntas à ministra da Saúde, nomeadamente, se o Ministério "está disposto a rever a interpretação discriminatória que impede os homossexuais masculinos de doarem sangue, nas condições pré-estabelecidas para todos os cidadãos".

A 10ª Marcha do Orgulho LGBT em Lisboa irá decorrer entre o Príncipe Real e os Restauradores, passando pela Rua de São Pedro de Alcântara, em direcção ao Largo de Camões, Rua Garrett, Rua do Carmo e Rossio.

Leia mais informações sobre a 10ª Marcha no blogue marchalgbt2009.blogspot.com/

Consulte o Dossier LGBT (actualizado)

Termos relacionados Sociedade