Marcha do orgulho gay

CASAMENTO CIVIL E COMBATE À HOMOFOBIA
thumb_marchalgbt060624_1O acesso ao casamento civil entre gays e lésbicas e o combate à homofobia estiveram no centro das reivindicações da 7ª Marcha Nacional do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero que decorreu no Sábado passado, 24 de Junho em Lisboa. “Eu amo quem quiser seja homem ou mulher” e “Nem menos nem mais, direitos iguais” foram palavras de ordem amplamente gritadas, tendo ainda sido feito um minuto de silência em memória de Gisberta, a transsexual assassinada no Porto em Fevereiro passado.

marchalgbt060624_2"O orgulho a que nos referimos surge como afirmação contra o preconceito e a discriminação de que lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros são alvo, sempre no sentido da plena igualdade de direitos [email protected] LGBT [e nunca no sentido da superioridade como é o caso do orgulho branco].” assinalam as associações que convocaram a Marcha: a Associação ILGA Portugal, a Associação Clube Safo, a Associação não te prives — Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais e a Panteras Rosa - Frente de Combate à Homofobia.

marchalgbt060624_3O desfile ficou marcado pelo combate à homofobia e pelo apelo ao respeito da Constituição, que proíbe toda a discriminação assente na orientação sexual. No início da Marcha foi lido o manifesto 2006 a que pode aceder clicando aqui: Manifesto 2006, Prioridade à igaldade na lei e na sociedade

Depois da Marcha decorreu o X Arraial Pride a partir das 18h na Praça da Figueira também em Lisboa. Aceda aqui a um portal de informação sobre eventos Pride em Portugal

marchalgbt060624_4marchalgbt060624_5marchalgbt060624_6
Termos relacionados Sociedade