Manifestação de professores une blogs, movimentos e sindicatos

Um dos muitos cartazes que circulam na blogosfera eplando à participação na próxima manifestação de professoresConvocada pela Plataforma Sindical, a manifestação de professores que se realiza no próximo Sábado junta também os principais blogs e movimentos, que hoje publicam uma posição conjunta apelando à participação em mais um protesto contra a "arrogância" do governo e pela qualidade da escola pública.

A mobilização para a manifestação de professores de 30 de Maio conheceu hoje um novo fôlego, com os principais blogs e movimentos a publicarem um apelo comum. "Sair à rua, todos juntos outra vez, é o que teme o governo e é do que a escola pública precisa" afirmam os subscritores.

Intitulado "Encontramo-nos ao Sábado", o apelo é assinado, entre outros, por Paulo Guinote (do blog "A Educação do Meu Umbigo"), por Ramiro Marques (do blog "ProfAvaliação") e pelos vários movimentos: Associação Portuguesa em Defesa do Ensino, Promova, Movimento Mobilização e Unidade dos Professores, Comissão em Defesa da Escola Pública e, finalmente, pelo Movimento Escola Pública, de quem partiu esta iniciativa de convergência. O número de subscritores continua a crescer e pdoe ser consultado aqui

O actual modelo de avaliação, apelidado de "fraude", a divisão "arbitrária e injusta" da carreira de professor, e o novo modelo de gestão que "diminui a democracia" são medidas que os subscritores pretendem ver revogadas, apelando a todos os docentes para "sair à rua em força" no dia 30 de Maio.

Já esta Terça-feira, Mário Nogueira, porta-voz da Plataforma Sindical e Secretário Geral da Fenprof, afirmou que já há muitos autocarros cheios e que se pode esperar uma "grande manifestação" no próximo sábado, até porque os professores têm "fortíssimas razões" para o protesto.