You are here

Louçã denuncia aumento do desemprego

 foto de Almerinda BentoNuma arruada pela marginal de Espinho, o coordenador do BE contrariou o regozijo do governo pelo crescimento da economia portuguesa em 1,6% no segundo trimestre deste ano: "A economia está a crescer, mas o desemprego também, ou seja, quanto mais risonha está a economia, maior é o desemprego", lembrando que "a boa economia é a que cria emprego". Os dados do Eurostat confirmam que Portugal é o país da União Europeia onde o desemprego mais se tem agravado. Francisco Louçã participa hoje à noite num comício no Furadouro (Ovar), a segunda etapa de um périplo de inicativas políticas que o Bloco de Esquerda promove por todo o país durante o mês de Agosto.

Para o líder do BE, os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística "indicam uma ligeiríssima recuperação da economia portuguesa, mas a verdade é que o desemprego continua a afectar meio milhão de pessoas". "A boa economia é a que cria emprego, que ajuda as pessoas a ultrapassar as dificuldades da vida", defendeu Francisco Louçã, frisando que "dois anos e meio de governo Sócrates apenas trouxeram mais desemprego e dificuldades para as pessoas".

Os dados da Eurostat citados na edição de hoje do jornal de negócios confirmam que Portugal é o país europeu onde o desemprego mais tem aumentado, num conjunto de 30 países. A taxa de desemprego em Portugal aumentou cerca de 4% entre 2000 e 2005, o dobro dos quatro países que vêm logo a seguir na lista, em que o aumento se cifrou em 2%.

Louçã avisou que a situação pode ainda agravar-se com a chegada da flexisegurança, que "significa mais abusos, num governo que tem sido de abusos". E sublinhou que "as pessoas sabem que podem contar com o Bloco de Esquerda para uma oposição coerente e determinada, numa esquerda de confiança".

Francisco Louça falava na marginal de Espinho, durante uma arruada em que conversou com os populares sobre desemprego, salários em atraso e os problemas da saúde.

Hoje à noite, Francisco Louçã participa num comício no Furadouro, concelho de Ovar, depois de ontem já ter discursado em Vila Praia de Âncora. Estas iniciativas integram-se num périplo de comícios pelo país que o Bloco de Esquerda pormove até ao final do mês de Agosto. Consulte a Agenda do Portal para saber mais.

Esquerda.net com Lusa

Termos relacionados Política