Londres: 50 mil pedem regularização de imigrantes

crowdCerca de 50 mil pessoas participaram na segunda-feira de uma marcha no centro da Londres para pedir ao governo amnistia e regularização de centenas de milhares de imigrantes irregulares que vivem e trabalham na Grã-Bretanha. Os protestos foram organizados no quadro da campanha "De estrangeiros a cidadãos", e começaram com uma missa celebrada pelo arcebispo de Westminster, intitulada "Homilia para os Imigrantes".

O cardeal Murphy O'Connor disse que "de forma alguma" quer encorajar a imigração ilegal, mas argumentou que muitos irregulares já estão na Grã-Bretanha há anos e os seus direitos devem ser protegidos. "Muitos deles são casados, estabilizados e vivem numa espécie de sombra da lei. Isso não é certo e não é justo."

Na marcha, os manifestantes exibiam cartazes que diziam: "Ninguém é ilegal. Regularização para todos" e "Acabem com todos os controlos de imigração racista".

Estima-se que entre 300 mil e 500 mil imigrantes vivam e trabalhem sem documentos na Grã-Bretanha, em situação de vulnerabilidade que abre espaço para a exploração da mão-de-obra informal e para actividades criminosas, como o tráfico de pessoas.

De acordo com dados das entidades promotoras da manifestação, a Grã-Bretanha deixa de receber 3,3 mil milhões de libras esterlinas por ano em impostos e contribuições para a Segurança Social devido ao trabalho informal dos imigrantes. O valor seria suficiente para construir 132 escolas e 13 hospitais.

Uma das reivindicações do movimento é a de que imigrantes ilegais que estejam no país há pelo menos quatro anos e não tenham registro criminal sejam autorizados a permanecer por outros dois e que possam, em seguida, candidatar-se a uma autorização para viver indefinidamente no país.

Termos relacionados Internacional