You are here

Lisboa: Costa admite demissão se PSD inviabilizar empréstimo

Câmara Municipal de LisboaSe na Assembleia Municipal o PSD inviabilizar o empréstimo de 500 milhões de euros para pagar dívidas aos fornecedores, António Costa admite demitir-se da Câmara Municipal de Lisboa, dado que essa situação poria em causa "a governabilidade da cidade". Na reunião da Câmara o empréstimo foi aprovado com os votos do PS, PCP, Cidadãos por Lisboa e BE, a abstenção do Movimento de Carmona Rodrigues e o voto contra do PSD, partido que tem maioria absoluta na Assembleia Municipal.  

"É fundamental que quem criou 500 milhões de euros de dívidas a mais de sete mil credores nos deixe criar condições para podermos pagar as dívidas que deixaram", afirmou António Costa, criticando o voto contra do PSD na reunião da Câmara, que a repetir-se na Assembleia Municipal inviabilizará a contracção do empréstimo.

A proposta prevê um empréstimo de 500 milhões de euros divididos em duas tranches: uma de 360 milhões de euros, para as dívidas a curto prazo, e outra de 140 milhões de euros, que só poderá ser utilizada para eventuais dívidas de casos que ainda estão em contencioso judicial. "Eu não sei como atar mais as mãos", afirmou António Costa, numa alusão às várias condicionantes que a utilização de qualquer parcela da segunda tranche do empréstimo está sujeita, nomeadamente a aprovação em Assembleia Municipal (AML).

Ao Diário de Notícias o vereador social-democrata José Salter Cid considerou que esta não é uma situação de crise, porque "a proposta foi aprovada". Sobre o previsível chumbo na AML, não se quis pronunciar: "Sou vereador. Os deputados municipais é que sabem como vão votar e há muitos [os presidentes de Junta] que são deputados municipais por inerência". Salter Cid não quis explicar por que motivo o PSD não apresentou uma alternativa ao empréstimo, que consta do plano de saneamento financeiro já aprovado em câmara e na mesma AML, votação em que o PSD se absteve. O PSD alega apenas que o valor do empréstimo é "excessivo".

Termos relacionados Política