You are here

Lei xenófoba entra em vigor em Itália

O governo de Berlusconi aprovou uma lei xenófobaContra as posições dos sindicatos, da oposição, da Igreja católica, do presidente italiano e as dúvidas sobre a consitucionalidade da lei, o governo italiano avançou com a violenta lei anti-imigração proposta pelo ministro do partido xenófobo que faz parte do governo de Berlusconi, a Liga Norte. Os 650 mil imigrantes sem documentos que se estima que vivam em Itália são agora considerados criminosos se se mantiverem no país. E ontem davam-se as primeiras detenções em várias cidades, ao abrigo da nova lei anti-imigração do governo Berlusconi.

A medida estava incluída no “pacote de segurança” lançado pelo ministro do Interior, Roberto Maroni, membro do partido xenófobo e regionalista de extrema-direita Liga Norte, partido que faz da luta contra a imigração o pilar do seu projecto político. Cumpre-se assim a promessa do Governo de Berlusconi de há um ano – perseguir os imigrantes e criminalizar os sem papéis ou qualquer pessoa que os ajude a permanecer no país.

Entretanto o governo quer legalizar 300 mil imigrantes sem papéis para resolver o problema de milhares de trabalhadores imigrantes que cuidam de idosos ou doentes que teriam de sair do país (os chamados “badanti”), pondo em risco os serviços de auxílio prestados a milhares de famílias.

Termos relacionados Internacional