You are here

Lançada a biografia de Francisco Louçã

Capa da biografiaA biografia de Francisco Louçã, da autoria do jornalista, editor e historiador António Simões do Paço, foi lançada esta segunda-feira em Lisboa, com apresentação do autor, e do jornalista e radialista Fernando Alves. "Contigo, Francisco, vamos entendendo e aprendendo a razoavelmente exigir impossíveis", disse. Ouça a apresentação de Fernando Alves em mp3.

"Preparem-se os seus inimigos", disse Fernando Alves, "o que esta biografia arruma e contextualiza é mais do que a tão interessante e tão cheia vida de um senhor de meia-idade - que ele é. É que ela deixa adivinhar o quanto vão amargar aqueles que de má fé se lhe atravessem no caminho durante a outra meia-idade que lhe resta cumprir". E prosseguiu: "Esperemos que o tanto a vir seja tão rico quanto o que esta biografia reúne."

Para o jornalista, a biografia de António Simões do Paço "não se constitui como um manual de glorificação e louvor". O autor "não apagou as vozes discordantes - elas estão aqui. Os que há apenas quatro anos, quando o Bloco chegou aos oito deputados vaticinaram o limite esgotado, ou os que o brindam com o apodo de moralista encapotado, assim deixando de fora o rabo de uma estratégia que é o esvaziamento de pressupostos morais da acção política."

E concluiu: "Contigo, Francisco - e obrigado António Simões do Paço por nos ajudar a perceber isso, a arrumar esta percepção - vamos entendendo e aprendendo a razoavelmente exigir impossíveis. Vamos dando o nó cego a quantos nos tentam desacertar o passo com a alegria."

António Simões do Paço explicou que a biografia surgiu a convite da Bertrand, e disse que a principal dificuldade era "apanhar uma pessoa que vai a meio do trajecto de uma vida que espero seja muito preenchida e longa. E apanhar um comboio em andamento é sempre muito complicado."

Para António Simões do Paço, "é também complicado combinar aquilo que faz com que se justifique fazer uma biografia de uma determinada pessoa - que normalmente são assuntos sérios, a sua trajectória política e intelectual - com aquilo que uma série de gente espera e os media cada vez mais pressionam, que é o fait-divers, as histórias - que também cabem numa biografia, que é feita das duas coisas."

Segundo o autor, encontrar o equilíbrio entre ambas "é uma arte culinária que espero ter conseguido utilizar a preceito, combinando os ingredientes de maneira que nenhum deles esteja demasiado sobrecarregado. Vocês julgarão."

António Simões do Paço é jornalista, editor e historiador, nascido em Lisboa em 1957. É autor de uma biografia de Salazar (2006) e foi o editor-coordenador (e co-autor) de "Os Anos de Salazar", um retrato da sociedade portuguesa durante o Estado Novo, em 30 volumes (2008). Foi editor da revista História (2001). Coordenou a edição de mais de uma dezena de colecções e obras de história.

"Francisco Louçã - Biografia" está à venda nas livrarias e custa 16,50 euros.

Termos relacionados Política