You are here

Líbano: milhares de palestinianos fogem

Líbano, refugiados palestinianos fogem - Foto da LusaMilhares de refugiados palestinianos estão a fugir do campo Nahr al-Bared, aproveitando uma trégua nos combates entre o exército libanês e o grupo Fatah al-Islam. Um porta-voz do grupo informou que se comprometiam a uma trégua informal, enquanto o exército não atacar o campo de refugiados. Muitos dos refugiados fogem em carros, cheios de pessoas, com bandeiras brancas, outros fogem mesmo a pé. A situação dentro do campo é terrível, onde falta água, comida ou energia.

Comboios de ajuda humanitária da ONU entraram no campo para levar comida e água. Um deles foi no entanto obrigado a fugir do campo depois de terem explodido duas granadas perto dos veículos. John Holmes, coordenador de assuntos humanitários da ONU, pediu aos dois lados em confronto que permitissem a entrada da ajuda humanitária e mostrou-se indignado com o facto de um dos comboios ter sido obrigado a deixar o campo de refugiados.

Ashraf Abu Khorj, que vive no campo, disse à BBC: "Realmente, a situação é muito ruim. Não há energia, comida ou água. Não há hospital dentro do campo. Há muitos feridos e muitas pessoas estão a morrer."

Notícia anterior no esquerda.net:

Líbano perto de nova guerra civil

Termos relacionados Internacional