You are here

Krivine vem a Portugal discutir caminhos socialistas para a Europa

Alain KrivineAlain Krivine, dirigente da Liga Comunista Revolucionária (França) e destacado activista no Maio de 68, vai participar na Conferência das Esquerdas Anti-capitalistas, iniciativa promovida pelo Bloco de Esquerda, este Sábado em Almada. A partir das 16h, o debate é aberto a todos os activistas, para discutir os caminhos das novas ideias socialistas na Europa, numa altura em que os Governos europeus se preparam para aprovar o novo Tratado sem referendo.
 

Alain Krivine nasceu em Paris em 1941, e aos 17 anos era já um dirigente do movimento estudantil e participava em actividades de apoio à Frente de Libertação Nacional contra a guerra colonialista na Argélia. Em 1966 é excluído do Partido Comunista devido à sua oposição radical ao estalinismo, aderindo clandestinamente ao movimento trotskista e à Quarta Internacional.

É fundador da Juventude Comunista Revolucionária em 1966, participa activamente nos comités contra a guerra do Vietname, e é um dos líderes destacados das mobilizações estudantis no Maio de 68. Ainda este ano, a Juventude Comunista é dissolvida e Krivine é preso em Julho.

Hoje, Krivine assume um papel de destaque na Liga Comunista Revolucionária, representando esta formação da esquerda alternativa francesa no encontro das Esquerdas Anti-capitalistas que se realiza este Sábado, às 16h, na Pousada de Juventude de Almada

Leia também: Callinicos na Conferência das esquerdas Anti-Capitalistas

Clique aqui para mais informações

Termos relacionados Política