You are here

Kofi Annan

IRAQUE ESTÁ EM GUERRA CIVIL E PIOR QUE NO TEMPO DE SADDAM
Kofi AnnanKofi Annan declarou numa entrevista à BBC que a situação no Iraque é "muito pior" que uma guerra civil e comparou a situação actual com a do tempo de Saddam, "tinham um ditador que era brutal mas tinham as ruas, podiam sair, os seus filhos podiam ir à escola e voltar sem que uma mãe ou um pai se interrogassem: ‘voltarei a ver o meu filho?'".

 

"Há poucos anos, quando tínhamos o conflito no Líbano e noutros lugares, chamávamos-lhe guerra civil. Isto é muito pior", afirmou Kofi Annan à jornalista Lyse Doucet da BBC.

Kofi Annan expressou a sua tristeza por não ter conseguido impedir a guerra e apelou à unidade dos iraquianos e às forças internacionais e regionais para que ajudem o Iraque, considerando que a invasão do Iraque liderada pelos EUA foi um grande golpe para a ONU.

Kofi Annan considerou ainda que a situação no Médio Oriente é "muito preocupante" e que deve ser vista como um todo, relacionando a situação na Palestina com o Líbano, o Iraque, o Irão e o Afeganistão e defendeu que em relação ao nuclear iraniano é necessário tudo fazer para conseguir uma "solução negociada".

O atentado bombista contra as instalações da ONU em Bagdad em 2003, no qual morreram Sérgio Vieira de Mello e mais 22 pessoas, foi o acontecimento que Kofi Annan mais lamenta no seu mandato.

Termos relacionados Internacional