You are here

Justiça americana

PRESO UM JORNALISTA INDEPENDENTE DE UM BLOG
blogerUm tribunal federal de São Francisco condenou e prendeu o jornalista independente Joshua Wolf, animador de um blog de informação. Desde Fevereiro, a justiça exige que Wolf forneça a totalidade das imagens que filmou durante uma manifestação alterglobalização que se realizou a 8 de Julho de 2005, em São Francisco.

Durante a manifestação houve confrontos com a polícia. Parte dessas imagens foram exibidas no blog de Wolf. A justiça afirma que o jornalista está na posse de outras imagens que permitiriam identificar manifestantes que teriam queimado um carro da polícia. Wolf nega ter tais imagens e recusa-se a quebrar o direito à protecção das fontes jornalísticas.
 
O tribunal decidiu que Wolf ficará “confinado num lugar apropriado até qie aceite prestar testemunho e fornecer as informações” pedidas pelas autoridades. Esta prisão poderá ir até a 18 meses. O seu advogado José Luis Fuente declarou: “Wolf é um jornalista inocente que tem como único ‘crime’ fazer aquilo que é devido em democracia, proteger as suas fontes jornalísticas. Outros jornalistas serão ameaçados se a justiça continuar a se colocar sempre ao lado do governo”.
 
Por sua vez, o juíz Willaim Alsup justificou-se dizendo que a necesidade do governo aceder a esses videos é mais importante que a protecção constitucional que garante a liberdade de informação.
A organização Repórteres sem Fronteiras manifestou-se “consternada” e exigiu a imediata libertação do jornalista.
No blog do jornalista, a sua mãe escreveu um apelo para financiar a eleaboração de um recurso aos tribunais.
Termos relacionados Internacional