You are here

Jornadas das alterações climáticas no distrito de Braga

Parque das Taipas - Foto de José Luís Araújo No domingo, 22 de Julho, as Jornadas das Alterações do Clima estiveram no distrito de Braga. Sob o lema "Contra a Poluição dos Rios" abordou-se o problema da qualidade da água, em particular nos rios Ave e Cávado. Estes são dois dos rios mais poluídos da Europa, devido a descargas de efluentes industriais, falta de tratamento adequado de águas residuais e má gestão dos recursos hídricos.
Veja a fotogaleria das Jornadas das alterações climáticas no distrito de Braga.
Pode ver vídeo da acção no Cávado no portal NeoCassis (informação regional do Minho).
Fotos de Jorge Abreu, José Luís Araújo e Nuno Passos (Barcelos Popular).

Parque das Taipas - Foto de Jorge Abreu

 

 No Parque das Taipas, concelho de Guimarães, realizou-se um piquenique de confraternização na margem do rio Ave. Este é um pequeno troço onde as populações ainda podem conviver com o rio, apesar da má qualidade da água, interdita a uso balnear.

No final realizou-se um comício com intervenções de Alberto Fernandes (deputado municipal do BE em Guimarães), Ana Marcelino (da distrital do BE-Braga e da Comissão Nacional de Ambiente do BE) e Alda Macedo.

 

 Alberto Fernandes intervindo - Foto de José Luís Araújo

Alberto Fernandes alertou para o facto de há mais de 15 anos que este rio vem sendo poluído por descargas industriais, sobretudo de tinturarias, mas também por efluentes domésticos, privando as populações de usufruírem de um espaço e recurso que sempre foi seu para os tempos de lazer e outros usos.

Referiu ainda que os muitos milhões de euros provenientes de fundos comunitários, gastos ao longo dos anos para o suposto tratamento das águas residuais e a despoluição do rio, nunca conseguiram pôr cobro à poluição nem devolver o rio às populações.

 Ana Marcelino - Foto de José Luís Araújo

Foram salientadas as iniciativas propostas pelo Bloco na assembleia municipal de Guimarães para a requalificação e salvaguarda dos recursos hídricos, em especial do rio Ave.

Ana Marcelino afirmou a importância da gestão sustentável dos recursos hídricos para a garantia da qualidade da água e dos ecossistemas ribeirinhos, ainda mais quando as alterações climáticas colocam riscos suplementares sobre estes recursos. Referiu ainda que a poluição do rio tem contribuído para a degradação da qualidade de vida das populações e condiciona a das gerações futuras, privadas de um bem essencial à vida e bem-estar.

 Alda Macedo - Foto de José Luís Araújo

Alda Macedo falou de como as alterações climáticas colocam riscos diferenciados sobre os recursos hídricos, de escassez no sul do país e de cheias e má qualidade da água a norte.

Referiu que perante este enorme desafio global e local, é urgente mudar comportamentos e atitudes, nomeadamente no modo de gerir a água e ocupar as zonas ribeirinhas, para enfrentar os riscos e salvaguardar o ambiente e a qualidade de vida das populações.

 Passeio de barco no Cávado - Foto de Nuno Passos A meio da tarde realizou-se um percurso de barco no rio Cávado, desde a freguesia de S. Veríssimo até Barcelinhos. Foram apontados os pontos negros da poluição ao longo do rio, evidenciando-se a degradação da qualidade das águas e das suas margens: desde a descargas de efluentes não tratados de tinturarias (Ribeira das Pontes), ao depósito de areias e outros resíduos pela central de betão da ABB, a um esgoto a céu aberto (freguesia de Santa Eugénia), à infestação de jacintos de água.
 Rio Cávado - Foto de Nuno Passos A extracção de inertes foi responsabilizada pelo recuo da praia fluvial que outrora existia. As descargas poluentes e a má gestão deste recurso fizeram o resto e o rio Cávado é hoje um rio que poucas condições apresenta para ser usufruído pelas populações que habitam as suas margens, tanto para o lazer e a pesca.
Praticantes locais de kayak - Foto de Nuno Passos

Durante o percurso acompanharam a comitiva do Bloco vários praticantes locais de kayak, com a boca coberta de máscaras em sinal de protesto contra a poluição do rio.

Vítor Aredes, eleito pelo BE na Junta de Freguesia de S. Veríssimo, falou das propostas que o Bloco tem feito para devolver o rio à população: a requalificação das margens e da ilha do Tostão, no passado um espaço natural de lazer muito frequentado, e a criação de acessibilidades adequadas ao longo do rio.

 José Maria Cardoso - Foto de Nuno Passos

José Maria Cardoso, deputado municipal do BE em Barcelos, falou também sobre a importância do rio para a região e a qualidade de vida das populações. Várias têm sido as propostas apresentadas pelo Bloco no município: requalificação e limpeza das margens, criação de zonas de lazer fluviais com os equipamentos adequados, implementação de zonas cicláveis e pedonais ao longo do rio.

Fotogaleria:

Parque das Taipas - Fotos de Jorge Abreu

dscn2369_1.jpg   dscn2383_1.jpg dscn2394_1.jpg 
 dscn2404_1.jpg  dscn2406_1.jpg  

Parque das Taipas - Fotos de José Luís Araújo

 jactaipas15_1.jpg jactaipas21_1.jpg   jactaipas23_1.jpg

Rio Cávado - Fotos de Nuno Passos do Barcelos Popular

be-cavado-01_1.jpg   be-cavado-06_1.jpg  be-cavado-11_1.jpg
Termos relacionados Política