You are here

Itália: Prodi volta ao Parlamento com moção de confiança

prodiO presidente da Itália, Giorgio Napolitano, pediu ao primeiro-ministro Romano Prodi que se mantenha no cargo e apresente no Parlamento uma moção de confiança. Para se manter, Prodi terá de ter a aprovação nas duas câmaras do Parlamento, incluindo o Senado, onde a maioria do primeiro-ministro é tangencial. A votação da moção de confiança deve ocorrer na próxima semana.

Prodi renunciou na quarta-feira, depois de ver derrotado no Senado um voto de apoio à política externa do seu governo, particularmente à participação no contingente de tropas da NATO no Afeganistão.

Nas consultas realizadas por Napolitano, os aliados de Prodi pediram uma segunda oportunidade; o ex-primeiro-ministro Sílvio Berlusconi foi a favor de novas eleições.

"Ficou claro que não havia alternativa concreta, de momento, que não fosse enviar o actual governo de volta ao Parlamento para verificar através de um voto de confiança se tem o apoio da maioria necessária", disse o presidente.

Para a oposição de direita, a decisão de Napolitano apenas vai "prolongar a agonia do governo", como disse um porta-voz da Aliança Nacional.

Mas Marco Follini, dos Cristãos Democratas, disse que "provavelmente a sua formação vai apoiar a moção de confiança a Prodi."

Termos relacionados Internacional