You are here

Investigadores da União Europeia mal pagos

Mapa Salários na Europa Em média os salários dos investigadores da UE rondam os 40 mil euros por ano, enquanto o salário dos investigadores dos EUA é em média de 63 mil.
O estudo mostra também disparidades entre os salários das mulheres e dos homens a trabalhar na investigação. Portugal está entre o grupo de países onde essas disparidades ultrapassam os 35%.
Artigo de Rui Curado Silva, investigador no Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

Num estudo da Direcção-Geral da Investigação da Comissão Europeia, os salários dos investigadores da Europeus foram comparados aos salários dos seus pares nos EUA, Austrália, Japão, Índia e China. O estudo mostra que os salários dos investigadores da União Europeia é mais baixo que os investigadores de todos os países mencionados, excepto a China. Em média os salários dos investigadores da União Europeia rondam os 40 mil euros, enquanto o salário dos investigadores americanos é em média de 63 mil euros por ano. Entre os países da UE apenas a Áustria, a Holanda e o Luxemburgo pagam aos seus investigadores salários ao nível dos EUA. A Bulgária é o país em que o salário médio dos investigadores é mais baixo: cerca de 9800 € por ano. O estudo mostra também disparidades entre os salários das mulheres e dos homens a trabalhar na investigação. Portugal está entre o grupo de países onde essas disparidades ultrapassam os 35%, juntamente com a Estónia e a Rep. Checa.

O significado destes números é particularmente perturbador sabendo que no seu pilar económico a Estratégia de Lisboa dá prioridade "aos esforços a realizar em matéria de investigação e desenvolvimento", de modo a que a UE seja "a economia mais competitiva do mundo e alcance o objectivo de pleno emprego até 2010". Estamos muito longe desses objectivos, muito por culpa de assuntos marginais à Estratégia de Lisboa que tomaram muito do tempo que lhe deveria ser dedicado nas Cimeiras e Conselhos de Ministros Europeus, como o assunto da luta contra o terrorismo, por exemplo.

Termos relacionados Internacional