You are here

Intel multada em mais de mil milhões de euros

Multa aplicada representa cerca de 5% das vendas anuais da IntelA Comissão Europeia aplicou à Intel uma multa superior a mil milhões de euros, por violação das regras de concorrência e abuso de posição dominante. Entre outras práticas, a Intel pagou a empresas para não venderem produtos dos seus concorrentes. É a maior multa jamais aplicada pela Comissão a uma empresa e a Intel vai apresentar recurso.

 

Práticas monopolistas com o objectivo de afastar os concorrentes do mercado, como a aplicação de descontos ilegais para fidelização de clientes ou o pagamento a empresas para que não utilizassem produtos de fornecedores concorrentes, levaram a Comissão Europeia a aplicar à Intel a maior multa jamais aplicada a uma empresa.

Algumas empresas de comercialização de produtos electrónicos, como a Mediamakt, beneficiaram destes pagamentos da Intel para não vender produtos dos seus concorrentes.

Segundo a deliberação da Comissão, "a Intel prejudicou milhões de consumidores europeus ao actuar deliberadamente, durante muitos anos, para excluir os seus concorrentes do mercado dos microprocessadores".

Além de exigir à Intel o fim destas práticas, a Comissão Europeia aplicou à Intel uma multa de 1,06 mil milhões de euros, o que representa 4,5% do volume anual de vendas da empresa. Segundo a legislação em vigor, a multa poderia ter atingido os 10% da facturação anual.

Até agora, a maior multa aplicada pela Comissão tinha o valor de 899 milhões de euros e tinha sido aplicado à Microsoft, outra empresa do sector electrónico. A Intel já anunciou que vai recorrer da multa aplicada.

Termos relacionados Internacional