You are here

Inflação bate recorde na zona euro

EurosA inflação na zona euro atingiu em Junho os 4 por cento, segundo revelou o Eurostat, o departamento de estatística da Comissão Europeia. A inflação atinge o valor mais alto desde a criação da zona euro em 1999. Já em Maio passado a inflação tinha atingindo um valor recorde com 3,7 por cento.
Segundo o Eurostat, a subida generalizada dos preços deve-se aos aumentos dos preços do petróleo e dos alimentares.

O valor da inflação está acima do limite apontado pela União Europeia, que é de 2 por cento.

O Banco Central Europeu (BCE), que vai reunir na próxima Quinta Feira, poderá perante os novos dados da inflação voltar a elevar as taxas de juro na zona euro, actualmente em 4 por cento. Alguns analistas apontam mesmo para uma subida para 4,25%.

Zapatero, o primeiro ministro de Espanha, declarou em entrevista ao jornal El Pais que é necessário que o BCE seja mais flexível com a inflação, porque não é um indicador de crescimento das economias e porque a subida da inflação se deve "à escalada dos preços do petróleo e dos bens alimentares, não ao excesso de procura".

Já Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo (o conjunto dos ministros das finanças da zona euro), considerou que as estimativas da inflação são preocupantes e declarou: "O BCE vai reunir-se Quinta Feira e tomará as decisões apropriadas tendo em conta o risco para a estabilidade dos preços e o possível impacto que estas decisões podem ter sobre o crescimento económico.

Termos relacionados Internacional