You are here

Hungria

MANIFESTANTES ATACAM POLÍCIA DURANTE HOMENAGEM A REVOLUÇÃO
hungria061023lusawebConfrontos entre manifestantes anti-governo e a polícia resultaram em quatro feridos graves em Budapeste, no mesmo dia em que dezenas de chefes de Estado participaram no 50º aniversário da revolução húngara. Os confrontos começaram no final das cerimónias oficiais, quando centenas de manifestantes tentavam avançar em direcção ao Parlamento exigindo a demissão do primeiro-ministro, Ferenc Gyurcsany.

No dia 17 de Setembro deste ano, o chefe do Governo húngaro admitiu ter mentido sobre a situação do país, a fim de conseguir a reeleição nas legislativas do passado mês de Abril. Desde então, diante dos protestos generalizados, o primeiro-ministro tem resistido a demitir-se.

As comemorações dos 50 anos da revolta contra o domínio soviético, a que assistiram perto de duas dezenas chefes de Estado e de Governo - incluindo Cavaco Silva -, têm sido acompanhadas por uma crescente clivagem política, na sequência do escândalo desencadeado pelas confissões do primeiro-ministro. Cerca de 2.600 húngaros morreram nos combates às tropas invasoras da então URSS, mais de 200 foram executados e 200 mil fugiram do país depois do esmagamento da revolução de 1956.

A revolução húngara foi uma sublevação nacional espontânea contra o governo e a sua política ditada pela então URSS, que durou de 23 de Outubro e 10 de Novembro de 1956, quando a invasão soviética acabou por esmagar a resistência.

A revolução começou com uma manifestação estudantil em Budapeste atacada a tiro pela Polícia de Segurança do Estado. As notícias da violência espalharam-se como um rastilho e a revolta generalizou-se.

O governo caiu e a classe trabalhadora organizou milícias que combateram a polícia e as tropas soviéticas. Conselhos operários formaram-se e retiraram o controlo municipal o Partido Comunista. O novo governo dissolveu a Polícia do Estado e anunciou a intenção de sair do Pacto de Varsóvia.

Em 4 de Novembro, os tanques soviéticos invadiram a Hungria, encontrando resistência, que foi esmagada a 10.

Termos relacionados Internacional