You are here

Hospital Amadora-Sintra: Bloco quer comissão de inquérito

Hospital Amadora SintraO Bloco de Esquerda propôs a criação de uma comissão de inquérito parlamentar à gestão do Hospital Amadora-Sintra, dado que existe um atraso de cinco anos na validação de contas da unidade. Além disso, o deputado João Semedo denunciou também a extinção de serviços sem "fundamentada decisão técnica", violações das leis laborais, e perseguição a diversos profissionais. Leia aqui a proposta do BE
 

Em conferência de imprensa, no Parlamento, o deputado do BE João Semedo salientou que "nenhum hospital público tem contas em atraso há cinco anos, só o Hospital Amadora-Sintra", precisamente o único caso de gestão privada de uma entidade hospitalar pública.

Além das contas em atraso, o Bloco acusa a sociedade gestora do hospital, a José de Mello Saúde, de ter procedido ultimamente "a um conjunto de mudanças, instalando um clima de marcada instabilidade". "Foram demitidos 12 directores de serviço", "extinguiram-se e agruparam-se serviços sem fundamentada racionalidade técnica", "vigoram horários de trabalho, sistemas de turnos e regimes de trabalho que não obedecem à legislação em vigor" e há "perseguição, discriminação e intimidação dirigidas contra diversos profissionais", indicou o partido.

A gestão privada vai estender-se aos hospitais de Cascais, Braga, Loures e Vila Franca de Xira, enumerou João Semedo, adiantando que "o Governo não esclareceu se a gestão está incluída" noutras dez parcerias público-privadas previstas para entidades hospitalares.

O BE entende que "não houve até hoje nenhuma vantagem neste sistema" e é contra a gestão privada. "Os privados devem gerir os privados e o serviço público deve ser gerido pela Administração Pública", defendeu João Semedo. E concluiu: "Muitos socialistas se interrogam sobre a bondade e a justiça de manter, de alargar a gestão privada de hospitais. É um debate que tem eco no próprio PS e haverá diversos deputados socialistas disponíveis para apoiar a constituição desta comissão de inquérito".

Termos relacionados Política