You are here

Guantanamo (5 anos)

MANIFESTAÇÕES, EM TODO O MUNDO, PELO FECHO DA PRISÃO
Manifestantes junto à base de Guantanamo (11 Janeiro 2007) - Foto da Lusa19 familiares, ex-presos e activistas dos direitos humanos manifestaram-se em Guantanamo junto à base militar onde está situada a prisão criada há cinco anos, após a invasão do Afeganistão. Mais de 770 suspeitos de terrorismo já passaram por Guantanamo desde então, dos quais 395 permanecem presos e apenas 10 foram formalmente acusados. Em muitos países houve acções de protesto a 11 de Janeiro, quando se completaram cinco anos da chegada dos primeiros presos. Em Nova Iorque o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu que a prisão seja encerrada.

"Se os cães fossem tratados assim no meu país haveria uma rebelião", disse Cindy Sherman, que liderou o protesto junto à base, e que se tornou uma das activistas mais conhecidas dos EUA depois da morte do seu filho no Iraque.

O grupo que se manifestou em Guantanamo deixou flores junto a uma cerca de arame farpado a 7 km da base, no protesto gritaram "Prisão de Guantanamo, lugar de vergonha, chega de tortura em nosso nome".

Asif Iqbal, que passou dois anos em Guantanamo e foi solto sem nenhuma acusação, voltou para protestar. Disse que era longamente interrogado, torturado com privação do sono e obrigado a assinar uma falsa confissão.

Zohra Zewawi, que viajou do Dubai, disse que o seu filho Omar Deghayes de 37 anos está preso há cinco anos e que perdeu a visão de um olho devido a abusos dos guardas. "Não vamos desistir até que eles sejam soltos e que Omar volte à Inglaterra", afirmou.

Em Londres, junto à embaixada dos Estados Unidos, a Amnistia Internacional organizou um protesto "reconstituindo" o campo de detenção. Um menino de 10 anos, Anas el Banna, entregou uma carta a Tony Blair pedidndo a libertação do seu pai, um britânico capturado pelos EUA na Gâmbia.

Outras acções de protesto tiveram lugar em Roma, Budapeste (Hungria), Tel-Aviv (Israel), Tóquio (Japão), Assunção (Paraguai), Melbourne (Austrália); junto às embaixadas americanas em Espanha, Dinamarca e Noruega e em diversas cidades americanas, nomeadamente Washington e São Francisco.

Termos relacionados Internacional