You are here

Governo trava compra da TVI pela PT

PT já não vai entrar no capital da empresa que controla a TVIJosé Sócrates anunciou que o governo vai travar o negócio PT/Media Capital, que tem agitado o debate político nos últimos dias. O Bloco criticou a "trapalhada e as contradições" das várias posições assumidas pelo governo desde que foi divulgada a intenção da PT.

 

Numa declaração aos jornalistas no parlamento, o primeiro-ministro confirmou que "o Governo decidiu hoje falar esta manhã com a administração da PT para comunicar que se oporá a que esse negócio possa ser feito".

Como razão para esta tomada de posição, apenas 48 horas depois de ter dito que desconhecia o negócio da compra de parte da Media Capital - a empresa proprietária da TVI - Sócrates disse querer afastar "a mínima suspeita de que esta compra de parte da TVI se destina a qualquer alteração na sua linha editorial". "Compreendemos o interesse empresarial da PT mas esperamos que possa prosseguir esse interesse de outra forma", adiantou o primeiro-ministro.

O deputado bloquista Fernando Rosas reagiu às palavras de Sócrates, sublinhando aquilo que lhe parece ser uma "trapalhada" do governo. "Primeiro disseram que era um negócio normal, em que ninguém no governo sabia de nada e que se tratava do mercado a funcionar, mas agora o primeiro-ministro já diz que afinal a golden share é necessária" para travar este negócio.

Fernando Rosas lembrou a oposição do Bloco desde o início à compra da TVI pela PT pelo que uma operação deste tipo iria significar no que respeita à concentração do mercado da produção e distribuição de conteeúdos.

{easycomments}

Termos relacionados Política