You are here

Governo espanhol anuncia mais apoio a desempregados

Ao contrário de Sócrates, Zapatero promove medida de emergência para desempregados sem protecção. Foto guillaumepaumier/FlickrEm Espanha, os desempregados que tenham esgotado o subsídio e não apresentem outros rendimentos vão dispor dum apoio de 420 euros durante seis meses. A medida abrange 300 mil desempregados e arranca este mês.

 

Ao contrário do PS português, que chumbou várias medidas de apoio aos desempregados sem protecção, os socialistas espanhóis vão implementar uma ajuda de 420 euros mensais aos desempregados sem fonte de rendimento. Os beneficiários terão em contrapartida de participar nos programas de formação promovidos pelas comunidades autónomas do país vizinho.

A medida deverá ser implementada em meados de Agosto, com retroactivos a dia 1, anunciou o ministro espanhol do Trabalho e Imigração, Celestino Corbacho, citado pelo El País.

Apesar de cada beneficiário só poder receber esta ajuda durante seis meses, o programa vai continuar em vigor no próximo ano. "Parece razoável que se a crise não se acabar em seis meses ou se começar a ser superada mantendo-se os seus efeitos sobre o emprego, se vá um pouco mais devagar", admitiu o ministro que prevê gastar 400 milhões nesta ajuda, financiados pelo Orçamento Geral do Estado e pelo Serviço Público de Emprego.

 

Termos relacionados Internacional