Governo do Zimbabué acusado de praticar tortura e impor trabalhos forçados

Robert Mugabe volta a ser acusado de violações dos direitos humanosA organização Human Rights Watch acusa o governo do ZImbabué de várias violações dos direitos humanos, como a tortura, a imposição de trabalhos forçados e a prática de assassinatos na zona de Marange, uma região de exploração de diamantes. Segundo a ONG, o partido de Mugabe beneficia financeiramente desta brutal exploração.

Um relatório divulgado pela ONG Human Rights Watch (HRW) denuncia a imposição de trabalhos forçados pelo governo do Zimbabué na região de Marange, uma zona onde se pratica a exploração de diamantes.

Além dos trabalhos forçados a que centenas de pessoas, incluindo crianças, foram obrigadas a executar, as autoridades do Zimbabué são acusadas de praticar torturas sobre a população e de mais de 200 assassinatos.

Segundo o relatório, a polícia e o exército zimbabueanos “transformaram aquela pacífica área num pesadelo sem lei nem ordem, numa horrível violência" e “alguns dos rendimentos dos campos têm sido canalizados para altos quadros da Zanu-Frente Patriótica (o partido de Robert Mugabe).

O relatório afirma ainda que “com a cumplicidade da Zanu-FP, a zona de Marange tornou-se uma zona sem lei, onde impera a impunidade, um microcosmos de caos e desespero que actualmente prevalece no Zimbabué”. Segundo a HRW, o tráfuco de diamantes "continua a florescer, agora com os militares a controlá-lo em larga medida. E da mesma forma, as violações dos direitos humanos continuam a verificar-se".

Termos relacionados Internacional