You are here

Google prepara lançamento de telemóvel

Um Blackberry com o Google no ecrãA empresa Google, responsável pelo motor de busca mais popular da Internet e por sites como o Youtube, Gmail, Google Earth e Google Maps, vai lançar um telemóvel com o seu software em 2008, informa o The Wall Street Journal. O anúncio oficial deve ser daqui a duas semanas.
Os telemóveis equipados com software do Google devem trazer aplicações já instaladas para aceder a serviços como o Google Maps, YouTube e Gmail. Segundo o jornal, os aparelhos não seriam fabricados pela própria Google, mas por empresas como a HTC ou LG Eletronics.

Segundo o jornal, o Google pretende deixar o software dos futuros telemóveis aberto, incluindo o próprio sistema operativo. Assim, produtores de software independentes poderão desenvolver recursos adicionais para os aparelhos.

Os programadores poderiam assim, por exemplo, criar mais facilmente serviços que ajudassem a desenvolver uma nova gama de redes sociais e de serviços a partir da localização por GPS do utilizador, dos seus hábitos na web, da sua lista de contactos, do mapa da região.

Inicialmente, ao lançar o iPhone, a Apple limitou fortemente o tipo de aplicações que iria permitir que programadores independentes desenvolvessem para o seu aparelho, mas recentemente anunciou que no ano que vem irá lançar ferramentas que permitirão aos programadores a criação de novas aplicações para o iPhone.

Segundo o The Boston Globe, o aparelho do Google será mais simples do que um iPhone e parecido com um Blackberry.

Termos relacionados Internacional