You are here

Função Pública

GOVERNO QUER QUE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DESCONTEM MAIS
fp090629O governo quer que os funcionários públicos passem a descontar mais 0,5% por mês e que os reformados da função pública também passem a descontar 1% por mês para a ADSE. A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Aiveca comentou a proposta do ministro das finanças para o portal esquerda.net: "É uma proposta que mostra a hipocrisia do governo. Até hoje o governo falava em equiparar os trabalhadores da função pública com os trabalhadores do regime geral, agora propõem que os funcionários públicos paguem mais."

Os funcionários públicos já descontam 11% como todos os trabalhadores descontam para a segurança social, o governo quer que em vez de 11% estes trabalhadores passem a descontar 11,5%. Simultaneamente o ministro das finanças quer, pela primeira vez, que os reformados descontem 1%.

Mariana Aiveca salientou também que este é o resultado da política do governo que quebra o laço de solidariedade:

"Os novos funcionários não têm vínculo público, deixam de descontar para a ADSE, então o regime fica fechado e o governo tem de procurar arranjar compensação. Como sempre, decidiram penalizar ainda mais os trabalhadores.
A política do governo para os funcionários públicos é como em tempos disse Cavaco Silva: temos de esperar que eles morram!"

Termos relacionados Política