You are here

Fumos de corrupção

CINCO ACUSADOS DE CORRUPÇÃO NA MARINHA
phalanxTrês militares, dois dos quais capitães-de- fragata, e dois empresários foram acusados de corrupção na aquisição de equipamento militar para a marinha. Interrogados no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) um militar ficou detido e os restantes sujeitos a diferentes medidas de coacção. Já em Julho passado (ver notícia no esquerda.net) o vice-presidente da Empordef, coronel Sérgio Parreira de Campos, em entrevista ao Correio da Manhã, falou em fumos de corrupção nos negócios de equipamentos das forças armadas. O Chefe de Estado-Maior da Armada promete agora "rigor" e o seu porta-voz justificou "são muitos concursos".

Segundo a acusação, no negócio de equipamento para a marinha militares e empresários estariam relacionados, os primeiros davam os pareceres e os segundos serviam de intermediários, partilhando entre si comissões e agravando os gastos do Estado.

Segundo o jornal Correio da Manhã um dos empresários é um norte-americano, "velho amigo de Portugal" que negociava com as forças armadas desde 1969, que ajudou o governo de Marcelo Caetano a "contornar" o embargo decidido pela ONU contra Portugal antes do 25 de Abril e que no PREC conspirou com Carlucci. Este terá sido detido quando já estava no aeroporto.

Um dos alvos da investigação é um concurso aberto em Agosto para a aquisição de munições para o Phalanx, uma peça de artilharia que equipa as fragatas da classe Vasco da Gama. Phalanx foi o nome que a Polícia Judiciária deu à sua operação.

Termos relacionados Sociedade