You are here

França: agricultores também bloqueiam depósitos de combustível

Protesto de pescadores francesesNa madrugada desta quinta-feira, centenas de agricultores juntaram-se aos profissionais da pesca em acções de bloqueio das estradas de acesso aos depósitos de gasolina em várias cidades, usando dezenas de tractores e camiões. Os manifestantes exigiam medidas de urgência para minimizar os efeitos do aumento dos combustíveis, reivindicando um gasóleo profissional sem impostos. Os manifestantes disseram esperar o apoio dos transportadores, dos taxistas e de todos os cidadãos que sofrem com os preços altos dos combustíveis.

Na Alta-Sabóia, uma centena de agricultores bloquearam o depósito de combustíveis de Annecy/Vovray, ameaçando manter o bloqueio por pelo menos três dias. No sul de Dijon, dois depósitos estão bloqueados desde as 7h desta quinta-feira.

Os agricultores protestaram também contra a alta dos preços dos fertilizantes (mais 30%) e a alimentação dos rebanhos (mais 27%).

Quanto aos pescadores do Mediterrâneo, mantém-se a greve total pelo menos até segunda-feira e vão ocorrendo bloqueios esporádicos de depósitos de combustíveis na região de Marselha, fazendo um jogo de "gato e rato" com a polícia de choque..

Os pescadores manifestaram-se também à frente das direcções de assuntos marítimos de Sète e de Martigues.

No Oeste, os portos bretões e normandos continuam em greve e ocorreram bloqueios em Caen.

Mas no Norte e no sul da costa Atlântica, os pescadores decidiram retomar o trabalho enquanto esperam "para ver se as medidas anunciadas são realmente aplicadas".

Termos relacionados Internacional